Eleição sem Lula dobra número de abstenções, diz pesquisa
Narley Resende
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba desde o dia 7 de abril, libera pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quint a-feira (3) mostra Lula 27,6% das intenções de voto. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) é o segundo colocado, com 19,5%. O levantamento traz outros dois cenários, em que a candidatura de Lula é desconsiderada.
Com Lula, o porcentual de entrevistados que diz não votar em nenhum dos candidatos ficaria em 9,6%, segundo a pesquisa. Na sequência, o ex-ministro do STF Joaquim Babosa (PSB) aparece com 9,2%, seguido por Marina Silva (Rede), com 7,7%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 6,9%, Ciro Gomes (PDT), com 5,5%, e Alvaro Dias (Pode), com 5,4%. Com Lula no páreo, Manuela D’Ávila teria 1,2%; e Michel Temer, 1%. Neste caso, Flavio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (PMDB), João Amoêdo (Novo) e Rodrigo Maia (DEM) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Nos cenários sem Lula, o levantamento nacional mostra Bolsonaro na frente de nomes como Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Joaquim Barbosa (PSB) e Geraldo Alckmin (PSDB).
Em um deles, com o candidato do PT sendo o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, Bolsonaro teria 20,5% das intenções de voto. O número de eleitores que dizem que votariam em ninguém neste cenário é de 17,5% dos entrevistados.
O número de absenções nesse caso é maior que a relação de votos para Marina Silva, que viria na sequência com 12% das intenções de voto, seguida por Joaquim Barbosa (11%), Ciro Gomes (9,7%), Geraldo Alckmin (8,1%), Alvaro Dias (Podemos), com 5,9%; Fernando Haddad, do PT, com 2,7%; Manuela D’Ávila, do PcdoB, com 2,1%; Michel Temer, do PMDB, com 1,7%; e Flavio Rocha, do PRB, com 1% das intenções de votos.
O segundo cenário da pesquisa que não considera o ex-presidente Lula também exclui um candidato próprio do PT. Nesse caso, Bolsonaro lidera com 20,7%, número príximo dos outros dois cenários. Em seguida, a opção nenhum dos candidatos aparece com 17,3%. Marina Silva tem 13,3% das intenções de voto, seguida de Joaquim Barbosa (11,2%), Ciro Gomes (10,1%), Geraldo Alckmin (8,4%) e Alvaro Dias (6,1%). Manuela D’Ávila, do PcdoB, com 2,1%; Michel Temer, do PMDB, com 1,7%; e Flavio Rocha, do PRB, com 1% das intenções de votos.
Nesses dois cenários, ainda foram citados os candidatos Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (PMDB), João Amoêdo (Novo) e Rodrigo Maia (DEM), mas eles não atingiram 1% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é dois pontos porcentuais.
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 27 de abril e 2 de maio de 2018 em todo território nacional. Foram ouvidos 2.002 eleitores e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa abrange um grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-02853/2018.
Veja a íntegra da pesquisa


